sábado, 22 de maio de 2010

Trabalho na Gávea.

Depois da eliminação na Copa Libertadores, o Flamengo tenta reestabelecer suas energias para voltar ao Brasileirão, na tentativa de defender seu titulo. Mas não é tarefa tão simples assim, visto que no Flamengo tudo é motivo de turbulência.

Pra começar, a Presidenta Patrícia Amorim, busca um nome pra substituir Marcos Braz na função de Vice de Futebol, tarefa não tão fácil, devido a sua proposta de renovação e Profissionalização do Departamento de Futebol. O primeiro nome em sua lista é o advogado do Flamengo, Michel Assef, que pensa no convite da presidenta, visto que segundo ele o cargo trará muita responsabilidade e ocupará todo seu tempo, limitando sua atuação nos tribunais, local no qual gosta de atuar e não pretende sair.Outro problema é que Michel Assef é de uma corrente oposta a de Patrícia Amorim, então, seu aliados de Patrícia desaprovam o nome de Michel, como exemplo, Hélio Ferraz, o vice-Presidente do clube, causando desconforto no Poder Rubro-Negro. Outra função em aberto no clube é a de Gerente de Futebol, onde Patrícia não tem outro que não Leonardo,  ex-treinador do Milan-ITA. Fábio Luciano também poderia gerir o futebol, caso houvesse recusa de Leonardo.

Outro cargo que trará problemas para a Chefe-mor do Flamengo é o de técnico do clube. O local é atualmente ocupado por Rogério Lourenço, que substituiu Andrade. Mas Rogério não é unanimidade entre os lideres rubro-negros, que acham que o Flamengo devia ter um técnico de peso, a altura do nome do Flamengo. Nomes que surgem fortes na Gávea são os de Luís Felipe Scolari (Felipão) e Abel Braga. Apesar da pressão politica sobre esse assunto, Patrícia consegue se manter firme e banca o nome do atual técnico, mas não garante a continuidade no cargo no correr do Brasileirão.




Mas, o que realmente esta fazendo a Presidenta esquentar a cabeça é a reformulação no elenco rubro-negro. Alguns jogadores tem seu contrato se encerrando no mês atual, casos de Adriano e Petkovic, e vários outros acabam durante a Copa, casos de Maldonado, Álvaro, Toró, Vagner Love. Fora esses problemas, alguns jogadores se mostraram insatisfeitos no elenco rubro-negro, como Léo Moura e Bruno, que chegaram a mostrar sua insatisfação publicamente. Alguns desses, os casos são complicados. Adriano, tem seu contrato até o dia 31de Maio, e o Flamengo já propôs a renovação com o Imperador,  mas num vai ser fácil, pois ele já tem proposta do Roma-ITA e vê com bons olhos sua volta a Itália, onde tem casa e conhece toda a região. Outro caso é o de Love, que tem contrato com o CSKA-RUS até o fim do ano que vem, mas no caso de Love, ele quer ficar e tenta a liberação do time Russo para permanecer na Gávea. Mas o clube russo parece não está afim de libera-lo tão fácil. Na Gávea, a Presidenta vê com bons olhos a negociação para ter Love de vez no rubro-negro, mas nesse caso, a negociação envolveria patrocinadores e apoiadores do clube. Por fim, o caso de Pet, que tem uma ação judicial contra o clube, então o Flamengo não renovará se ele não remover. Pet demonstrou interesse em permanecer na Gávea por mais dois anos, que segundo o mesmo, seriam seus últimos como profissional. Maldonado tem seu contrato se encerrando, e o Flamengo precisará comprar o passe, e como é um jogador caro, não deve ficar na Gávea, alem disso, tem proposta do Atlético-MG. Quanto aos outros jogadores, Bruno, Léo Moura, Toró esperam propostas do futebol Europeu para tentarem suas liberações. Além desses, KlebérsonFierro, que participarão da Copa do Mundo, devem receber propostas, mas nesses casos o clube só negociaria um dos atletas se fossem realmente impossível de recusar. Fora esses atletas que podem sair, o clube pretende negociar alguns de seus atletas e dispensar outros. A lista de dispensa é encabeçada pelo zagueiro Álvaro e pelo atacante Gil. No casos dos atletas negociados, Bruno Mezenga e Léo Medeiros, são os nomes mais prováveis. Inclusive, Bruno Mezenga tem proposta do futebol Polonês.

Com tantas possíveis perdas, o Flamengo deve ir em busca de reforços. Ao que indica é que o Flamengo precisa de um zagueiro renomado e experiente, o que não será fácil, nesse caso o nome de D. Lugano circula na Gávea, mas visto que é um jogador caro, deve mesmo ir para o Fluminense. Além desses o Mengo busca homens de confiança no meio-campo, principalmente um jogador com qualidade no passe. Até agora ninguém foi procurado, mas nomes que surgem são os de Riquelme, que não será fácil devido ao salário de 500mil que recebe no Boca e Montillo, carrasco do Rubro-Negro na Libertadores, que foi oferecido e está sendo estudado pela cúpula Rubro-negra. Por fim, o ataque, que é o Carro-Chefe do clube atualmente. Se conseguir a permanência do Império do Amor, o clube necessitaria apenas de mais um atacante. Caso haja a saída de um dos dois, seria o caso de buscar mais atletas para a posição. Já se movimentando, o Flamengo busca repatriar o Sheik Emerson, que tem total intenção de voltar ao Brasil, em especial para o Flamengo. Outro nome estudado foi Washington, que está de saída do São Paulo, mas no caso de Washington só se consolidaria com a saída do Império do Amor. O último nome que surgiu na Gávea foi o de Ricardo Oliveira, que atuou no São Paulo e no Santos, no caso de Ricardo, o Flamengo já teria inclusive feito a proposta para contar com ele no segundo semestre.

Por enquanto é isso que passa na Gávea.

Mário de Andrade.

6 comentários:

  1. Rapaz... acho que o Flamengo é uma faca de gumes ou terminar desmontando todo o grupo campeão do campeonato brasileiro 2009 e volta a ser aquele venho grupo de jogadores limitadissimos que lutam para não cair, ou tenta manter de qualquer forma a maioria dos jogadores e repor suas vagas na equipe com bons nomes. O periodo da Copa do mundo será ideal para o fla possa se organizar para o restante do brasileiro e beliscar até uma vaga na libertadores de 2011.

    ResponderExcluir
  2. Meus nobres amigos rubro negros, Acho que o Flamengo deve fazer um novo estilo, dar camisa a quem mereça, ou seja quem suar a camisa pelo time pra valer, ganha vaga no time titular, temos bons nomes no banco, que tem capacidade para jogar noventa minutos ao inves de 15, 5 min. Concordo que esse periodo da copa do mundo venha a calhar para Gavea!

    ResponderExcluir
  3. A barca tem que zarpar...Entre os que eu quero que saia e os que devem sair estão os seguintes nomes:

    1) Alvaro
    2) Gil
    3) Denis Marques
    4) Bruno Mezenga
    5) Leo Medeiros
    6) Adriano
    7) Vagner Love
    8) Fierro
    9) Maldonado

    ResponderExcluir
  4. Fierro? Não acho que deva sair, é o melhor jogador da sua posição no elenco.

    Mas, sua opnião é valida.

    Os outros, concordo.

    ResponderExcluir
  5. A pergunta...Qual a posição de Fierro??? huahuahuahuahuahuahuahua.

    Adriano já foi, espero que tragam o Sobis ou o Ricardo Oliveira, porque Washington não dá!!!

    ResponderExcluir
  6. Por mim seria assim...
    Tchau Pet!
    Bem vindo Walter Montilho OU Jorge Valdivia!
    Tchau Alvaro!
    Bem vindo Anderson Polga OU Diego Lugano!
    Tchau Bruno Mezenga!
    Bem vindo Emerson Sheike!
    Tchau Maldonado!
    Bem vindo Belleti!
    Washinton Não! Não! e Não!
    mas pelo andamento das negociações... Nós teremos um belissimo ataque após a copa, Dênis Marques e Gil.
    No segundo semestre os comentários do blog rubro-negros vão se resumir a lastimar profundamente a perda do império do amor. =(
    Ps:.Torço todos os dias para que eu esteja completamente errado!
    Saldações rubro-negras!

    ResponderExcluir